Acupuntura

Atendendo com Acupuntura Sistêmica, Laser Acupuntura, Auriculoterapia, Acupuntura em Agulha (Stiper)

 

 

ACUACU1ACU2ACU3ACU4

ACUPUNTUauriculoterapia Mi

O que é auriculoterapia?

A auriculopuntura, uma variante da acupuntura – técnica das mais desenvolvidas e utilizadas hoje, que age no plano energético -, é uma técnica que trabalha certos pontos na orelha que servem tanto para prevenção quanto para tratamento de vários desequilíbrios energéticos.

Auriculoterapia é uma técnica chinesa, reconhecida e aprovada pela Organização Mundial de Saúde – OMS –  que através do estímulo de determinados pontos na orelha, trata diversos tipos de sintomas e disfunções físicas, emocionais e auxiliam na redução das dores  em geral.

Por que a orelha?

Se observarmos, nossa orelha possui o mesmo formato de um feto, dentro do útero, em posição invertida. Através do estudo deste formato, foi possível fazer uma correlação dos órgãos humanos com pontos na orelha. Temos aproximadamente, 200 pontos relacionados a diferentes áreas do nosso corpo. O estímulo no ponto correto da orelha atua diretamente nos órgãos correspondentes, ajudando-os a encontrar o equilíbrio e a voltar a funcionar normalmente. Quando pressionado algum ponto em desequilíbrio, o paciente irá se queixar de uma pequena dor ou sentirá uma simples fisgada.

Para que é indicada a auriculoterapia?

Seguem alguns exemplos:

  • Ansiedade
  • Insônia
  • Depressão
  • Stress
  • Alergias em geral
  • Problemas do trato digestivo
  • Problemas alimentares como obesidade, anorexia, bulimia
  • Problemas menstruais
  • Problemas de fertilidade
  • Vícios em álcool, drogas e tabaco
  • Dores do nervo ciático, de cabeça, dores articulares, na coluna, enxaquecas

A auriculoterapia não tem contra-indicação. Pode ser usada por qualquer pessoa, em qualquer idade, desde que aplicada por um profissional.

Como funciona?

A pessoa informará ao terapeuta qual é a área doente ou ainda os sintomas que está percebendo em seu corpo como ansiedade, stress, insônia, ganho ou perda de peso, etc.

Em seguida, o terapeuta irá estimular estes pontos para que eles se reequilibrem e voltem a funcionar corretamente.

O estímulo pode ser através de massagens, micro agulhas, ímãs, laser, sementes e pequenas bolinhas de metal.

No caso de sementes e pequenas bolinhas, a pessoa deverá pressionar os pontos diversas vezes no dia para potencializar os resultados.

Quanto tempo dura o tratamento?

A auriculoterapia é realizada em ciclos. Cada ciclo é constituído de dez sessões – 10 semanas.

.

Slide11Laser Mi

O uso do laser (light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) na Acupuntura constitui um avanço nessa técnica da medicina tradicional milenar chinesa, pois além de não utilizar agulhas, proporciona ao paciente um conforto total, devido ao fato de não provocar qualquer tipo de dor ou incômodos.

São inúmeras as vantagens do laser sobre as agulhas na pratica da           acupuntura.
Como a aplicação do laser nos pontos de acupuntura é completamente     indolor, o paciente não acusa qualquer reação negativa durante ou após o tratamento.

Rapidez: O tempo de aplicação com laser é de 15 à 20 minutos para a   maioria dos casos, já o tratamento com agulhas, o tempo varia de 30 minutos, na maioria dos casos, à uma hora ou mais, dependendo do caso.

É comum o paciente apresentar melhora após a primeira aplicação com o laser, principalmente nos casos de dores articulares, tendinite, osteoporose, problemas da coluna vertebral, depressão, problemas neurológicos, tabagismo, obesidade, entre outras.

De todos os aparelhos utilizados em técnicas de recuperação, o laser é o que apresenta o menor índice de contra indicações, pois ele somente não pode ser utilizado diretamente sobre os olhos e em pacientes que utilizem marcapasso.
Slide4

Tem a mesma finalidade/destinação/objetivo das agulhas de Acupuntura, com a vantagem de não ser um método invasivo, muito mais confortável e com um tempo de benefício terapêutico de estimulação permanente e duradouro.
Apesar de não substituir as agulhas, é mais uma ferramenta, um instrumento que será sempre utilizado após diagnóstico terapêutico especializado, sempre feito por profissionais qualificados. 

O uso, ou não, do Stiper, dependerá da avaliação do terapeuta responsável, caso a caso, paciente a paciente, patologia a patologia, inclusive a recomendação do tempo que a pastilha Stiper deve permanecer no paciente. 

O Stiper é muito recomendado em pessoas idosas ou bebês/crianças que têm a pele mais sensível, ou, para pacientes que não desejam ou não podem se submeter à Acupuntura. 

STIPER, ao estar em contato com a pele, possui a propriedade de absorver a energia do corpo e do ambiente. Se comporta como uma esponja, que absorve a água que sobra até a sua total saturação, para logo liberar de maneira controlada e gradual, restabelecendo a energia continuamente.

Anúncios